Qual é a melhor estratégia de investimento durante uma recessão? (2024)

Durante uma recessão, os investidores precisam de agir cautelosamente mas permanecer vigilantes na monitorização do panorama do mercado em busca de oportunidades de apanhar activos de alta qualidade a preços com desconto. Estes são ambientes difíceis, mas também coincidem com as melhores oportunidades. Se quer aprender como obter excelentes resultados neste cenário leia agora este post.

Num ambiente de recessão, os activos com pior desempenho são altamente alavancados, cíclicos, e especulativos. As empresas que caem em qualquer uma destas categorias podem ser arriscadas para os investidores devido ao potencial que podem ir à falência.

Inversamente, os investidores que querem sobreviver e prosperar durante uma recessão investirão em empresas de alta qualidade que tenham balanços fortes, baixo endividamento, bom fluxo de caixa, e que se encontrem em indústrias que historicamente se saem bem durante tempos económicos difíceis. Se procura mais informações sobre como investir em tempos de crise clique aqui neste link.

As Chaves do Sucesso

Durante uma recessão, a maioria dos investidores deve evitar investir em empresas altamente alavancadas, cíclicas ou especulativas, uma vez que estas empresas representam o maior risco de se sair mal durante tempos económicos difíceis.

Uma melhor estratégia de recessão é investir em empresas bem geridas que tenham uma dívida baixa, bom fluxo de caixa, e balanços fortes.

As acções contra-cíclicas saem-se bem numa recessão e experimentam uma valorização dos preços apesar dos ventos contrários económicos predominantes.

Algumas indústrias são consideradas mais resistentes à recessão do que outras, tais como serviços públicos, produtos de consumo básicos, e retalhistas de desconto.

Tipos de Stocks com o Maior Risco

Saber em que activos evitar investir pode ser tão importante para um investidor durante uma recessão como saber quais as empresas que fazem bons investimentos. As empresas e os activos com maior risco durante uma recessão são aqueles que são altamente alavancados, cíclicos, ou especulativos. Já pensou em investir em acções de dividendos? Então, descubra como clicando aqui.

Empresas Altamente Alavancadas

Durante uma recessão, a maioria dos investidores seria sensata para evitar empresas altamente alavancadas que têm enormes cargas de dívida no seu balanço. Estas empresas sofrem frequentemente sob o peso de pagamentos de juros superiores à média que levam a um rácio de dívida sobre o capital (DE) insustentável.

Quanto mais alavancada for uma empresa, mais vulnerável pode ser ao aperto das condições de crédito quando uma recessão se abate sobre ela.

Embora estas empresas estejam a lutar para fazer os seus pagamentos da dívida, também se vêem confrontadas com uma diminuição das receitas provocada pela recessão. A probabilidade de falência (ou, no mínimo, de uma queda abrupta do valor accionista) é maior para essas empresas do que para as que têm um menor endividamento.

Existências cíclicas

Os stocks cíclicos estão frequentemente ligados ao emprego e à confiança dos consumidores, os quais são atingidos por uma recessão. As acções cíclicas tendem a dar-se bem durante os períodos de expansão, quando os consumidores têm um rendimento mais discricionário para gastar em artigos não essenciais ou de luxo. Exemplos seriam empresas que fabricam automóveis, mobiliário ou vestuário de alta gama.

As acções que se movem na mesma direcção que a economia subjacente estão em risco quando a economia se reduz.

Contudo, quando a economia vacila, os consumidores normalmente reduzem os seus gastos nestas despesas discricionárias. Reduzem os gastos em coisas como viagens, restaurantes e serviços de lazer. Devido a isto, as acções cíclicas nestas indústrias tendem a sofrer, tornando-as menos atractivas para os investidores durante uma recessão.

Acções Especulativas

As acções especulativas são ricamente valorizadas com base no optimismo entre a base accionista. Este optimismo é testado durante as recessões e estes activos são tipicamente os de pior desempenho numa recessão.

Os preços especulativos dos bens são frequentemente alimentados pelas bolhas de mercado que se formam durante um boom económico – e vão à falência quando as bolhas rebentam.

As acções especulativas ainda não provaram o seu valor e são muitas vezes vistas como oportunidades “sob o radar” pelos investidores que procuram entrar no rés-do-chão da próxima grande oportunidade de investimento. Estas acções de alto risco caem frequentemente mais rapidamente durante uma recessão, à medida que os investidores retiram o seu dinheiro do mercado e se precipitam para investimentos seguros que limitam a sua exposição durante a turbulência do mercado.

Acções que fazem bem durante as Recessões

Embora possa ser tentador sair de uma recessão sem exposição a acções, os investidores podem ver-se privados de oportunidades significativas se o fizerem. Historicamente, há empresas que se saem bem durante a recessão económica. Os investidores podem considerar desenvolver uma estratégia baseada em acções contra-cíclicas com fortes balanços em indústrias resistentes à recessão.

Balanços robustos

Uma boa estratégia de investimento durante uma recessão é procurar empresas que estejam a manter balanços fortes ou modelos de negócio estáveis apesar dos ventos contrários da economia. Alguns exemplos destes tipos de empresas incluem serviços públicos, conglomerados básicos de bens de consumo, e stocks de defesa. Em antecipação do enfraquecimento das condições económicas, os investidores acrescentam frequentemente exposição a estes grupos nas suas carteiras.

Estas empresas são menos vulneráveis ao aperto das condições de crédito e têm um tempo mais fácil de gerir a dívida que têm.

Ao estudar os relatórios financeiros de uma empresa, é possível determinar se têm uma dívida baixa, fluxos de caixa saudáveis, e se estão a gerar lucro. Todos estes são factores a considerar antes de fazer um investimento.

Indústrias Resistentes à Recessão

Embora possa parecer surpreendente, algumas indústrias têm um desempenho bastante bom durante as recessões. Os investidores que procuram uma estratégia de investimento durante as recessões de mercado acrescentam frequentemente acções de algumas destas indústrias resistentes à recessão à sua carteira.

Acções contra-cíclicas como estas tendem a ter bons resultados durante as recessões, porque a sua procura tende a aumentar quando os rendimentos diminuem ou quando prevalece a incerteza económica. O preço das acções das acções contra-cíclicas move-se geralmente na direcção oposta à tendência económica prevalecente. Durante uma recessão, estas acções aumentam de valor. Durante uma expansão, elas diminuem.

Muitas destas empresas vêem um aumento na procura quando os consumidores cortam em bens ou marcas mais caros ou procuram alívio e segurança do medo e da incerteza.

Estes superadores geralmente incluem empresas nas seguintes indústrias: produtos de consumo básicos, mercearias, lojas de desconto, fabricantes de armas de fogo e munições, fabricantes de álcool, cosméticos, e serviços funerários.

Investindo durante a Recuperação

Uma vez que a economia esteja a passar da recessão para a recuperação, os investidores devem ajustar as suas estratégias. Este ambiente é marcado por taxas de juro baixas e crescimento crescente.

Os investimentos arriscados, alavancados e especulativos beneficiam do aumento do sentimento dos investidores e das condições de dinheiro fácil que caracterizam a fase de expansão da economia.

As empresas com melhor desempenho são as empresas altamente alavancadas, cíclicas, e especulativas que sobreviveram à recessão. À medida que as condições económicas normalizam, são as primeiras a recuperar e a beneficiar de um entusiasmo e optimismo crescentes à medida que a recuperação se instala.

Os stocks contra-cíclicos tendem a não se sair bem neste ambiente. Em vez disso, deparam-se com uma pressão de venda à medida que os investidores se movem para activos mais orientados para o crescimento.

Qual é a melhor estratégia de investimento durante uma recessão? (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Dan Stracke

Last Updated:

Views: 6125

Rating: 4.2 / 5 (63 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Dan Stracke

Birthday: 1992-08-25

Address: 2253 Brown Springs, East Alla, OH 38634-0309

Phone: +398735162064

Job: Investor Government Associate

Hobby: Shopping, LARPing, Scrapbooking, Surfing, Slacklining, Dance, Glassblowing

Introduction: My name is Dan Stracke, I am a homely, gleaming, glamorous, inquisitive, homely, gorgeous, light person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.